domingo, 9 de março de 2008

VIANA DO CASTELO E ARREDORES

Mais uma vez visitámos Viana do Castelo e os seus arredores. Como não podia deixar de ser fomos ver dois dos moinhos de vento do Carreço – Montedor - e dois dos de água da Montaria. No primeiro caso faltou-nos ver um terceiro moinho mas os seus proprietários tinham viajado e no segundo caso havia mais mas o tempo era pouco.
Viana é sempre bonita e os seus doces sempre apreciados. Não resistimos a passear por ela e a visitar uma das suas mais emblemáticas pastelarias onde, como é natural, nos deliciámos.
No Carreço existe um moinho que é único em Portugal pois possui velas que, em vez de serem em tecido, são em madeira pois como dizia o sr.Armindo ‘era mais fácil encontrar velas feitas de pranchas de madeira do que feitas de pano’.
Na Montaria vimos por fora dois moinhos de água que, como é hábito nas serranias, são muito mais pequenos que os de vento – se bem que estes não sejam tão grandes como os dos sul. Como curiosidade podemos apontar que um deles tinha uma porta de vidro que permitia ver o seu interior sem ser necessário entrar.



Sem comentários: