terça-feira, 27 de maio de 2008

Alcabideche - Moinho Americano

Alcabideche. Há dias atrás tivemos conhecimento da existência de um moinho de vento americano em Alcabideche que fora recentemente recuperado. ‘Moinho americano’ significa que é um ‘moinho de vento de armação metálica’, isto é, o seu engenho motor, em vez de ser o tradicional em madeira, é todo em metal. Ao contrário dos moinhos do mesmo tipo existentes na região do Bombarral e do Cadaval , que são muito grandes, este é pequeno, não deixando, contudo de ter exactamente as mesmas características. Encontra-se na Praceta do Moinho, junto às instalações da Junta de Freguesia e possui, como complemento da sua missão, um Centro de Interpretação onde se encontram alguns apetrechos usados na picagem e, sobretudo, onde se prepara e faz o pão que os miúdos das escolas tanto apreciam aquando das suas inúmeras visitas de estudo que começam com uma volta pelo moinho onde se pode assistir à moagem que foi previamente explicada; depois, a farinha obtida é levada para o C.I. onde é peneirada e preparada para ser amassada. Aguarda-se que fermente, tempo que é usado para outras actividades relacionadas com o moinho e com o pão, e fazem-se os pãezinhos que são colocados num forno existente no edifício do moinho. Após a sua cozedura são comidos no meio de um ambiente de festim que só a genuinidade – das crianças e do pão natural – pode originar. Este moinho pertence à Câmara de Cascais e o Dr. António Paraíso é a sua alma. É pena que com a documentação existente em sua posse ele ainda não tenha tido oportunidade de editar um livro preservando toda a história da sua recuperação, todos os conhecimentos tanto dele como do último moleiro que neste moinho trabalhou e que o vendeu à autarquia.
As imagens anexas mostram:
1 - uma vista geral exterior do moinho
2 - algumas das rodas metálicas das transmissões existentes no 'inferno', isto é, por baixo do piso onde se encontram as mós
3 - uma vista geral interior
4 - o sistema de maogem em funcionamento
5 - a máquina para limpeza de cereal que aqui chamam de senselardor, noutros lugares chamam aviadouro
6 - os três tipos de cereal aqui moídos, embora neste momento as mós, que são duas como se pode ver em 3, estejam ocupadas pelo trigo - a da esquerda - e pelo milho - a da direita.

1 comentário:

J. M. Mónica disse...

Com prazer que leio o seu artigo sobre este moinho, restaurado pelo meu pai, um dos poucos artesãos, senão o último, que conserva o conhecimento sobre este engenhos.