sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

OS MOINHOS E O MAR - 2

AGUILHÃO ou AGULHÃO
MOLINOLOGIA - MOINHOS de águaAGUILHÃO: veio em metal ou pedra que se encontra na base da árvore do rodízio e que suporta todo o aparelho motor e moageiro. AGULHÃO: veio em metal ou pedra que se encontra na base da árvore do rodízio e que suporta todo o aparelho motor e moageiro; ou ponta metálica no eixo exterior das rodas de água verticais e que lhes serve de apoio; ou veio ou ponta de apoio no extremo posterior do mastro dos moinhos de vento.

MAR - AGUILHÃO: pedra com uma extremidade aguda e que está colocada dentro de um rio. AGULHÃO: agulha magnética por cujas indicações se faz a navegação

Os moinhos confundem por vezes estas duas palavras, o que não acontece na náutica em que os sentidos estão perfeitamente definidos. Contudo, embora nomeando objectos diferentes nas duas áreas, eles são semelhantes no seu desenho e na sua finalidade: são as pontas que se encontram nas extremidades dos veios ou eixos com idêntica finalidade; por outro lado também se dá este nome à agulha magnética porque, exactamente, tem um desenho muito parecido.


AGULHA
MOLINOLOGIA - MOINHOS de vento - utensílio de aço em forma de estilete com um bico numa ponta e um furo na outra destinado a coser as velas.

MAR - instrumento metálico filiforme usado para coser as velas.

Este utensílio usado em diversas áreas da vida humana, é-o também aqui e com muita frequência. Tem a mesma aparência, eventualmente com pequeníssimas diferenças, e a mesma finalidade: coser o pano. Como se disse não é usado unicamente por estas áreas nem, de certeza, foi por elas inventada.


AGULHETA
MOLINOLOGIA - peça pertencente ao aliviadouro que permite aliviar a mó, isto é, separar ou aproximar a mó do poiso.

MAR - tubo de cobre ou latão que é enroscado na extremidade das mangueiras das bombas de incêndio.

Neste caso encontramos uma palavra para dois objectos muito diferentes e com finalidades também muito diferentes. Só com muito esforço poderíamos encontrar no seu desenho filiforme algumas semelhanças que não chegariam, contudo, para vermos alguma relação entre elas.

Sem comentários: